Ir para o conteúdo

Do Seu Lado

Viaje pelo Sul do Brasil e descubra a cidade histórica de Laguna, em Santa Catarina

Por: Equipe Vai por Mim + Carolina Zanatta

| 15 de Julho

Linda, aconchegante e encantadora: está aí uma boa descrição para a pequena cidade histórica e litorânea de Laguna, em SC. Dentre todas as suas curiosidades e histórias, uma bem marcante: é a cidade natal de Anita Garibaldi, revolucionária e figura importante na história do Brasil, famosa por sua participação na Revolução Farroupilha.

Convidamos a influenciadora Carolina Zanatta para visitar a região e nos contar tudo sobre este lugar tão especial no litoral catarinense. Quer saber o que fazer em Laguna, SC? Vamos nessa!

5 dicas imperdíveis do que fazer na cidade de Laguna, Santa Catarina

Carol amou tudo em seu passeio por Laguna, mas guardou algumas dicas especiais que fizeram o seu passeio pelo município histórico ainda mais surpreendente. Por isso, já separa o papel e a caneta para anotar estas 5 dicas que valem ouro! Veja só:

1- Nascer do sol na Praia do Gi: 

Sinônimo de paz para quem mora e visita a pequena e aconchegante cidade catarinense. A praia do Gi é o refúgio para os que amam boas ondas, ideias para a prática de surf, e também para quem só quer aproveitar um banho tranquilo em águas de tons cristalinos. 

Com cerca de 7 km de extensão, um dos grandes espetáculos desta praia fica por conta do incrível nascer do sol. Os tons amarelo, laranja e roxo, que colorem o horizonte e brincam com o mar, são de encher os olhos de emoção e de lavar a alma. É de arrepiar!

É lá também que está a famosa Pedra do Frade, um dos pontos turísticos da Laguna.

Paisagem de nascer do sol com carro estacionando na areia de praia deserta
Nascer do sol na Praia do Gi

2- Trilha do Gravatá: 

Uma pequena trilha que te leva até a praia de mesmo nome. A Praia de Gravatá é conhecida por sua vibe mais deserta, o que chama a atenção de quem está em busca de um clima tranquilo e de descanso. A trilha tem cerca de um quilômetro e dura entre dez e quinze minutos. 

Uma boa dica para quem curte aquele fim de tarde com um pôr do sol sem igual é visitá-la bem neste horário. A natureza não economiza esforços para te encantar por ali!

Quatro pessoas posam em paisagem de vegetação ativa na beira de praia deserta
Trilha da Praia de Gravatá e sua vibe mais deserta

3- Centro Histórico de Laguna: 

Você está preparado para voltar no tempo? Laguna, SC, foi palco de vários marcos históricos da região Sul do país no período do Brasil colonial.

Um deles, o mais famoso, é que a pequena cidade catarinense foi eleita o ponto final do Tratado de Tordesilhas, aquela linha imaginária que dividia o que se chamava de “Novo Mundo” entre os países europeus de Portugal e Espanha. Não é demais?

Passeando por suas ruas, você encontrará construções antigas, muito bem conservadas e que trazem um pouco do ar da época em que a cidade foi fundada. É um passeio que pode ser feito com guias ou apenas andando sem pressa, sozinho ou acompanhado, descobrindo as belezas de casas, igrejas e museus escondidos por lá, como a casa que Anita Garibaldi nasceu ou a fonte onde ela e seu esposo, Giuseppe Garibaldi, se viram pela primeira vez.

Mulher anda de bicicleta em ruas de cidade histórica com casas de fachadas coloridas
Aquele passeio inspirador no Centrinho Histórico

4- Mirante Morro da Glória: 

Com seus 126 metros de altura, o mirante é o ponto mais alto da cidade. Lá em cima está a estátua de Nossa Senhora da Glória, que assiste de sua posição privilegiada todo o litoral e o asfalto. Para quem quer perder o fôlego com tamanha beleza e registrar em imagens para guardar de lembrança, o mirante é aquela parada mais que obrigatória!

5- Molhes da Barra: 

Se a praia do Gi é a melhor escolha para acompanhar o nascer do sol, os Molhes da Barra são, sem dúvidas, o lugar perfeito para se despedir do astro-rei.

Homem e mulher assistem pôr do sol na praia em mirante
Mirante Morro da Glória, o ponto mais alto de Laguna com 126 metros de altura.

Dali é possível ver os famosos botos de Laguna, que auxiliam a pesca da região também. Vários espetáculos da natureza em um só lugar!

Paisagem de homem parcialmente submerso em praia com boto nadando ao fundo
Em Molhes da Barra os pescadores recebem a companhia dos golfinhos

Praias de Laguna

Além de mergulhar um pouco na história do Brasil, sabemos que você também quer mergulhar nas águas verde-esmeraldas das praias de Laguna, SC, cidade tão pertinho de Florianópolis! Por isso mesmo trouxemos opções para você escolher qual delas faz mais o seu estilo na hora de procurar as merecidas “sombra e água fresca” que toda viagem ao litoral pede!

Praia do Mar Grosso

Recebeu o apelido carinhoso de “a menina dos olhos de todos os Lagunenses”! De águas cristalinas e areia branquinha, é onde estão os Molhes da Barra! A Praia do Mar Grosso é uma ótima pedida para quem está em busca de um pouco de descanso e lazer. Seus visitantes podem apenas tomar seu merecido banho de mar ou praticar esportes como frescobol, futebol, peteca ou apenas caminhar pela faixa de 3 km de areia.

O Balneário do Mar Grosso é uma opção e tanto para quem deseja ótimas hospedagens, bons restaurantes, bares e também casas noturnas, que são as mais badaladas da região. Vai por mim: por ali, a noite é só uma criança!

Mulher sorrindo pratica parapente em praia deserta de águas azuis em dia claro
Praia do Mar Grosso também oferece esportes radicais, como parapente.

Praia do Cardoso

Para os surfistas, esta praia de Laguna, SC, é uma boa pedida! A Praia do Cardoso tem uma particularidade que faz com que os apaixonados por ondas a procurem com frequência: ela é a praia mais ao leste da costa sul do país e isso garante que suas águas recebam algumas das maiores ondulações do Brasil. Para quem gosta de adrenalina e desafio, é só correr com a prancha para o mar e #partiusurfar!

Praia de Itapirubá

Com cerca de 12 km de extensão, é considerada uma das melhores praias da cidade. Sua vista é incrível e te permite contemplar a beleza da baía de Laguna e de ilhas próximas, como a da Arara. Ideal para quem quer aproveitar os dias de praia com a família, os amigos, curtir bastante e ainda ter uma ótima infraestrutura para o passeio ficar ainda mais completo!

Outras praias da cidade:

  • Praia do Sol;
  • Praia do Iró;
  • Praia do Tamborete;
  • Praia do Gravatá;
  • Praia do Manelome;
  • Praia da Teresa;
  • Praia da Ipuã;
  • Praia da Galheta;
  • Praia Grande;
  • Prainha;
  • Praia da Cigana.
Paisagem de praia deserta com faixa de areia cercada por vegetação ativa em dia ensolarado
A maravilhosa vista da Praia do Gravatá

Já deu para ver que opção de praias para aproveitar em Laguna é o que não falta, não é?

Laguna e a Rota das Baleias Francas

Você sabia que é possível fazer uma rota para ver baleias? Sim, a Rota das Baleias Francas existe e Laguna é uma das cidades que fazem parte desse trajeto feito pelos mamíferos aquáticos no Brasil, junto com as cidades de Garopaba e Imbituba. 

A temporada da rota turística de avistamento das baleias pelo litoral de Santa Catarina acontece entre os meses de julho e novembro, e, além da procura pelo animal, turistas experimentam ótimos pratos da região em restaurantes e bares das cidades, contam com bons hotéis, pousadas e casas de temporada para se hospedarem, e também aproveitam os outros tantos atrativos das três cidades.

Já pensou que demais ver esses animais enormes e fantásticos bem de pertinho? Aproveite a temporada e se jogue na região sul do estado de SC!

Como chegar em Laguna

A distância entre a capital Florianópolis e a cidade é de aproximadamente 110 km, seguindo pela BR 101. Outras cidades próximas como Criciúma e Tubarão possuem também seus aeroportos e podem ser uma porta de entrada para chegar até a cidade de Anita Garibaldi.

Mulher andando de bicicleta em calçada à beira-mar em dia ensolarado
Passeio de bike no centro histórico de Laguna

Conheça outros destinos incríveis de Santa Catarina

O Sul do Brasil é cheio de belezas indescritíveis e isso não é segredo para ninguém, não é mesmo? Apaixonados que somos em buscar as melhores dicas do que fazer pelo Brasil, guardamos essas outras ideias do que fazer em Santa Catarina especialmente para você. Dá só uma olhada:

Sabe qual é o grupo de carros que é a cara de um passeio em Laguna, SC? O GX, nosso SUV automático, preparado com potência, sofisticação e espaço para não deixar nada a desejar no desempenho pela estrada!

Se quiser economizar, aposte no grupo FX, o intermediário sedan que te levará com conforto e segurança até a cidade da Rota das Baleias Francas.

Confira nossas categorias de carros, reserve seu veículo e planeje sua rota com a gente.

Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas.

Do Seu Lado

Descubra que é possível ter uma experiência transformadora em um destino pertinho de você. 

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
Iremar Gava

De fato este pedaço da natureza é maravilhoso, vale muito a pena conhecer.

Jaqueline

Nossa Laguna é muito especial mesmo! Adorei as dicas 💕👏🏻👏🏻

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.