Ir para o conteúdo

Guia Futurístico

Desfrute o melhor de Florianópolis, Santa Catarina

Por: Equipe Vai por Mim + Blog Um Viajante

| 30 de Agosto

Seja por seu clima diferente de outras capitais do país ou pelos cenários paradisíacos das praias ao redor, Floripa, a Ilha da Magia, encanta todos os que se permitem viver dias mágicos e extraordinários por lá. 

Além dos lugares já tão conhecidos e famosos da cidade, há sempre o que descobrir quando o espírito desbravador faz parte do seu DNA. Se esse é o seu caso, os influenciadores do blog @umviajante trouxeram dicas para você aproveitar o melhor da cidade. Dê o play e confira: 

Continua depois da Publicidade

Conheça a Praia Mole

Facilmente acessível (são 18 km a partir do centro da cidade, percorridos em cerca de 30 minutos de carro), a Praia Mole é reduto de jovens e muito procurada por surfistas, pelas condições tão boas que fazem do local sede de etapas de campeonatos da modalidade. 

Quem também tem vez por ali são os praticantes de esportes que dependem de boas condições de vento, como kitesurf e parapente, que emprestam seu colorido ao mar turquesa e ao céu azul para criar um cenário digno de filmes. Na orla, restaurantes e bares ainda oferecem estrutura para quem quiser passar o dia aproveitando o gostinho da capital.​

Vista panorâmica de praia deserta de águas azuis cercada por vegetação
Praia Mole

Visite a Ilha do Campeche

O mar ao redor desta ilhota bem próxima da costa de Florianópolis é tão cristalino que impressiona até mesmo os viajantes mais versados no tema praias paradisíacas. Não é à toa que muita gente compara a Ilha do Campeche à praias do Caribe, então não é difícil acreditar que o destino merece a sua visita. 

Paisagem de praia deserta de águas azuis em dia ensolarado
Ilha do Campeche

Vá às Dunas na Praia da Joaquina

​Ao lado da Praia do Campeche está a famosa Praia da Joaquina. Para os amantes e praticantes de esportes ao ar livre, as dunas da Joaca, como é carinhosamente conhecida, é um verdadeiro oásis. 

Por lá, você pode se aventurar no Standboard, ​esporte em que se senta em uma prancha e desce  as enormes montanhas de areia branca. Há quem defenda que o esporte começou por ali!

Vista panorâmica de praia deserta de águas azuis cercada por dunas e vegetação
Dunas da Praia da Joaquina

Descubra a tradição açoriana da Lagoa da Conceição

​Esse é um dos cartões-postais mais famosos da capital catarinense e carrega muito da história do estado. As construções antigas ao redor da lagoa ditam o tom histórico da região. 

Ainda nos dias de hoje, o visitante pode apreciar várias manifestações culturais da época da colonização portuguesa de Santa Catarina, no século XVIII, como apresentações de teatro do grupo Terno dos Reis, a Cantoria do Divino e a dança do Pau de Fita.

Se quiser levar para casa, além de memórias doces desse local tão encantador, algumas lembranças, visite a famosa Avenida das Rendeiras. É lá que se encontram diversas lojas e também as feiras de artesanato da região. A cultura local é a grande inspiração para as peças, como as tradicionais rendas de bilro em toalhas, cortinas e outras tantas variedades. Você vai se apaixonar!​​

Aproveite o tempo por ali para curtir também toda a beleza da Lagoa que é, sem dúvidas, um grande espetáculo na cidade de Floripa!

Vista panorâmica de lagoa cercada por casas e montanhas
Lagoa da Conceição

Continua depois da Publicidade

Navegue em Santo Antônio de Lisboa 

Um dos bairros mais charmosos e conhecidos de Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa ​​é pura história por suas ruas. Ao caminhar por ali, você se teletransporta para o arquipélago de Açores, em Portugal, de onde vem a grande influência da colonização dessa região. 

Além dos vários pontos turísticos presentes pelo bairro, como a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, a Feira de Alfaias e a Casa Açoriana Artes e Tramoias Ilhoas, o visitante pode ​ainda navegar pelas águas de sua praia, também chamada Santo Antônio de Lisboa, além de se deleitar com a culinária dos restaurantes e bares que ficam por ali. 

O pôr do ​sol é um espetáculo à parte, que merece ser aguardado e apreciado!​

Paisagem de lagoa com vários barcos na superfície em tarde de pôr do sol
Santo Antônio de Lisboa

Vai por mim! Explore ​​Lagoinha do Leste

Para conhecer uma das mais misteriosas e lindas praias de Florianópolis, a Lagoinha do Leste, ative aquele seu modo aventureiro e só vai! Afinal, a praia é uma das menos visitadas em toda a ilha e tem aquele “quê” de exclusividade que você tanto busca! 

Lagoinha só pode ser acessada a pé ou de barco. Para quem decide encarar a trilha, são 3 horas a partir da vizinha, a Praia do Matadeiro, mesmo local de onde saem barcos. 

De um jeito ou de outro, o cenário compensa o esforço, então, vai por mim! Estrutura por ali não é o forte, então a nossa dica de ouro para essa descoberta em Floripa é: leve água, algo para comer, protetor solar e repelente - só não pode esquecer de, antes de ir embora, recolher todo o lixo e levar embora com você!

Homem em pé em trilha de mata verde em dia ensolarado
Trilha do Gravatá

Admire a vista na Ponte Hercílio Luz​

Uma das ​maiores pontes pênseis do mundo está na capital catarinense e por si só é um dos maiores atrativos da cidade. A construção é de 1922 e é a primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina com o continente. 

Tombada como patrimônio histórico e artístico, impressiona por seu tamanho e imponência, ​de onde se assiste uma vista incrível de Floripa, principalmente do mirante que fica em sua cabeceira insular. 

O pôr do sol por ali, assim como na Lagoa da Conceição e em Santo Antônio de Lisboa, é garantia de fotos incríveis! Já as luzes da noite dão um charme e tanto à construção. 

Não deixe de visitar o Museu da Ponte e o Parque da Luz.​

Vista panorâmica de lagoa urbana cercada por residências e bairros conectados por ponte
Ponte Hercílio Luz​

Aprecie a gastronomia da Ilha da Magia

Além de tudo isso, em Floripa a gastronomia e natureza fazem uma dupla perfeita. E é na região do Ribeirão da Ilha que Rita de Cassia Rodrigues encontra inspiração e matéria-prima para criar as receitas dos pratos do restaurante Empório Sul Floripa. Desde o cultivo das ostras até o prato, a chef é responsável por criar uma comida afetiva, cheia de histórias, que nasce do respeito e cuidado com a natureza. 

Quer saber o que conhecer também em outras cidades de Santa Catarina? Nós te contamos!

Viaje pelo Sul do Brasil e descubra a cidade histórica de Laguna, em Santa Catarina

Toda a magia do Beto Carrero World e o litoral norte de SC

​Ah! Para garantir o conforto e a mobilidade na viagem, você já sabe: pode contar com o grupo de carro ideal para passear com conforto e liberdade por Floripa. 

  • Grupo C é uma ótima pedida para um passeio mais em conta.
  • Grupo LD é perfeito para chegar às praias mais afastadas.
  • Grupo NX é performance e estilo em um só automóvel.

Confira nossos grupos de carros, planeje sua rota com a gente e reserve seu veículo. Veja também as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essas.

Guia Futurístico

Viva a experiência completa que um destino brasileiro pode oferecer, mergulhando nas atrações, gastronomia e cultura locais.

Perfeito para você

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Oba! Valeu por ser inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.

Comentários

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.

Oportunidades imperdíveis

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais.